sábado, 24 de abril de 2010

Alice está de volta!


Fui com a Kelly ao cinema quarta-feira, feriado, ver Uma noite fora de série. É um ótimo filme! ;)

Quinta-feira, na verdade já era sexta, 00h10min, pré-estréia: Alice no País das Maravilhas!
Direção de Tim Burton e Jonny Depp como Chapeleiro Louco só podia dar coisa boa. O filme é ótimo, claro, pode se dizer que não tem "nada a ver" com os livros de Lewis Carroll, mas não era essa a meta. Burton criou um filme onde Alice é mais velha, as lembranças que lhe restam do País das Maravilhas ela pensa ser sonhos. Após um pedido de casamento, ela foge atrás do Coelho Branco e volta ao Mundo Subterrâneo (ela era tão pequena que teria confundido Underland com Wonderland), onde ela precisa ajudar a Rainha Branca a reconquistar a coroa, que foi usurpada por sua irmã, a Rainha Vermelha (mas que na real tem todo o jeito da Rainha de Copas). Não vou contar todo o filme, mas quero expressar minha opinião: não gostei de os personagens terem nomes – Iracebeth (Rainha Vermelha), Mirana (Rainha Branca), Absolem (Lagarta), McTwisp (Coelho Branco), etc. O Dormidongo é uma ratinha chamada Mallymkun e ela não dorme. E também acho que o final deixou um pouco a desejar, eu esperava mais.
Senti falta do Grifo e da Tartatura Falsa, mas gostei muito que foram "resgatados" personagens como o Jabberwocky (Jaguadarte), o Jubjub bird (pássaro Felfel) e o Bandersnatch (Capturandam), que fazem parte de um poema nonsense do Carroll, Jabberwocky. Os súditos da Rainha Vermelha podem ser entendidos como uma lembrança a personagem da Duquesa (que não aparece nesse filme). E a explicação para a loucura do Chapeleiro é bárbara! Muitos chapeleiros da época (Era Vitoriana) usavam mercúrio na fabricação de cartolas e o contado direto com esse elemento químico os envenenava deixando-os malucos (por isso os cabelos laranjões).
Chapeleiro: "Você acha que estou ficando louco?"
Alice: "Sim, você é louco, louquinho. Mas vou lhe contar um segredo: as melhores pessoas são loucas!"
Uma dica: antes de ver o filme, procure ler os livros Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho, ou saber a história original, senão ficarás sem entender nada.

"Porque um corvo se parece com uma escrivaninha?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário