quarta-feira, 21 de julho de 2010

Amar ou ser amado?


Ainda que eu falasse as línguas dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.
Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria.Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me entregasse como escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente; mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.
1Cor. 13, 1-13


A última pergunta foi difícil de responder... Mas eu lembrei que o Amor é maior que tudo. Se a gente não ama, como poderemos ser amados? Já amei muito, ainda amo. Creio que o amor, quando verdadeiro, ele nunca acaba. O que acontece é que ele para de doer; substituímos o sentido em que amávamos tal pessoa.
O padre Tom disse que existe três tipos: Amor Ágape - aquele amor pleno, que se tem por Deus e Ele para conosco; Amor Filos - o amor para com os pais, para com os amigos, etc; e o Amor Eros - carinhos, beijos, abraços, algo mais "carnal".
Muitas vezes disse e digo que isso é idiotice... Mas não é! Ainda sou um daqueles que acredita no Amor! É, pra mim, o único sentimento que engloba todos os outros...
Focando na mistura de Filos e Eros, temos talvez o namoro. Já namorei, mas não sei se realmente as amei, acho que não. O que existia era, não digo nem paixão, mas um encanto ou uma atração... e terminou. Amei uma pessoa que pareceu retribuir, mas que não deu valor. Amei outra que ainda amo, mas é uma coisa tão bonita, tão pura, que não dói mais; e quando se ama, se quer a felicidade da outra pessoa, e ela está feliz!
Será que já fui amado por outra pessoa? Digo, verdadeiramente. Sinceramente, não sei...
Não acredito em amor-à-primeira-vista, tu pode ser atraído, talvez até te apaixonar de primeira, mas não amar. Amor é algo que vem com o tempo, é duradouro. Não necessariamente aceitar as diferenças, mas saber conviver com elas. No momento estou apaixonado, não posso dizer que é amor, é algo forte, mas pra ser amor precisa de mais.

6 comentários:

  1. Ah! Tenho q descordar de vc! A primeira vez q vi o meu marido(então, lá em 1996, um desconhecido)sabia q iria casar com ele! E não deu outra, com muita calma, dois anos depois (pq eu viajei e morei fora do país por 1 ano)começamos a namorar e estamos juntos até hj! Eu o amooo muuuuito, e da mesma intensidade, com os olhos brilhando, como no primeiro dia. Tenho certeza q ele é minha outra metade e não só nesta vida, mas de outras passadas tb!
    Olha só tô com vários marcadores de novo pra te entregar!
    abraços, gisele

    ResponderExcluir
  2. "Um homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar". (Charles Chaplin) Essa é uma das frases que está no teu blog, e então eu acredito que amar vale a pena, MUITO a pena, quem não vale a pena são as pessoas que não dão valor ao que tu sente por elas ;) Te amo Tio Etê (L)

    ResponderExcluir
  3. pior, não tinha pensado por esse lado: "será que já fui amada? ou sou amada?" :D

    ResponderExcluir