sexta-feira, 7 de maio de 2010

"Um país se faz com homens e livros" (Monteiro Lobato)

“O fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já conhece. Descubra o que ele sabe e baseie nisso os seus ensinamentos.”

David Ausubel

É assim que penso. Descobre o que o teu aluno gosta, o que atrai ele. E liga isso com o que tu quer ensinar pra ele, usa disso pra fazer ele gostar também da matéria.

Quero formar leitores. O que fazer? Claro: vou obrigá-los a ler Machado! ¬¬'

Óbivio que não! Primeiro tenho que achar um meio para que eles tomem gosto pela leitura. A maioria dos alunos se assusta com os clássicos porque não tem o hábito de ler. E eu digo que esse hábito não nasce só na escola, mas também em casa. Adoro Machado, Verissimo, Quintana e outros, porque desde pequeno minha mãe lia para mim, incentivava a minha leitura (não com esses autores, mas com contos de fadas e livros infantis). Aos 14 ou 15 anos já lia clássicos brasileiros e até alguns estrangeiros (lembro que estava lendo Shakespeare no ano que fiz 14 anos e não era leitura para a escola).

Esse incentivo deve ser crescente: mostre o livro, sua estrutura, gravuras e tal; comece por leituras que chamem a atenção deles (talvez use revistas, gibis e jornais); não pergunte o que o autor quis dizer com o texto, mas o que ele, o leitor, entendeu e achou; lance um desafio: escolher (de uma lista feita pelo professor) uma obra, lê-la e fazer uma associação com outras áreas de conhecimento ou expressar a leitura de uma forma artística (pintura, poesia, música, teatro).

Fazer primeiro o aluno gostar de ler e entender o que lê (como diria a Leci: 76% dos brasileiros são analfabetos funcionais, pois não entendem o que leem), depois apresentá-lo aos clássicos, aos cânones literários. Na minha opinião a Literatura é uma das únicas áreas (senão a única) que engloba todas as outras! Tudo, tudo mesmo, pode estar dentro da Literatura (representação de mundo). E ao contrário do que muita gente pensa, ela é sim muito importante para nossa formação (seja ela pessoal, profissional, social, etc), pois são visões de mundo diferentes que se abrem a nossa frente e nos transportam para épocas, lugares e situações (sejam elas reais ou fictícias) que com certeza acrescentam muita coisa em nossas vidas.


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