sábado, 6 de agosto de 2011

Pequena ficção da vida real... [8]


Para Larissa Lacerda, que me deu forças para falar nesse dia.
Pois, quando sou fraco, então sou forte.
2Cor. 12, 10


Estávamos todos setados no presbitério, aos pés do Senhor. A moça baixinha, a mesma de todas as vezes, falava, ia explicando a moral de tudo que estavam fazendo. Mentalmente eu corrigia alguns pontos, refletia sobre outros e me perdia nesses pensamentos não ouvindo metade do que diziam. Ela tem uma grande sabedoria, mesmo sendo tão mirradinha. Mas ainda assim precisa aprender a ouvir os mais velhos, assim como estes muitas vezes crescem quando param para escutá-la

Ela propôs a dinâmica. Todos fizeram. Eu demorei. Me esperaram. Terminei. Todos falaram. Preferi ficar por último. É muito difícil falar essas coisas. Ainda mais quando só fui perceber naquele momento. A mocinha havia pedido que escrevêssemos nosso maior ponto fraco e depois compartilhássemos com o grupo.
Eu já não queria escrever, muito menos falar. Não gosto de expor fraquezas, não posso expô-las! Preciso ser um referencial de força. Alguém com quem eles possam contar sempre, se apoiar. Sempre quis levar tudo e todos em minhas costas – talvez por isso eu ando tão arqueado.
Tudo parece estar caindo? As coisas não estão dando certo? Mas olhem para mim, estou sempre bem, sempre com conselhos e um ombro amigo. "Teu silêncio conforta", me disseram uma vez; "Teu abraço traz paz", falaram outra; "Tua presença é importante", e eu sempre estive aqui.
E na busca de um ponto fraco, com milhões de coisas passando em minha cabeça, percebi que minha maior fraqueza é não ter fraquezas. Ou melhor: achar que não as tenho.
Descobri que não sou mais o mesmo de antes. De tanto ser chamado de velho, me tornei um de verdade. Meu maior ponto fraco é pensar que posso resolver tudo sozinho, ajudar a resolver os problemas de todos, mas ninguém precisa fazer o mesmo com os meus. O peso de anos segurando tudo tirou minhas forças.
Ali, ao lado de todos, perante o Sacrário, me desculpei por fingir ser forte e pedi ajuda com as minhas fraquezas.


2 comentários:

  1. fazia tempo que eu não via algo escrito por ti tão profundo.

    ResponderExcluir
  2. Quando sou fraco, então sou forte... Só seremos fortes se tivermos coragem suficiente para enfrentar nossas fraquezas todos os dias!

    ResponderExcluir