domingo, 30 de agosto de 2009

Como diria Raulzito:


Quem não tem colírio, usa óculos escuro;
Quem não tem filé, come pão e osso duro;
Quem não tem visão, bate a cara contra o muro!


Como vovó já dizia Raul Seixas

domingo, 23 de agosto de 2009

Mini-conto

— Doutor, eu não... não consigo... não consigo SONHAR! — Berrou o paciente, as lágrimas escorrendo pelo rosto vermelho de desespero.

Dr. Marcelo achou estranho o descontrole do jovem por algo tão sem sentido. Segurou o riso. Passou os olhos pela ficha médica do rapaz a sua frente: tinha 18 anos, boa saúde, praticava exercícios físicos diários e se alimentava bem. Não entendia porque os sonhos, ou melhor, a falta deles o preocupava tanto.

Antes que o médico falasse seu diagnóstico sobre a “doença”, o paciente levantou-se de um salto, correu para janela e tentou abri-la. Não conseguindo, começou a bater com força a cabeça contra o vidro grosso repetindo “sonhos... quero sonhar...”. Marcelo, apavorado, pulou por cima da escrivaninha, escancarando a porta de seu consultório e... Acordou.


Guilherme S. Teixeira



Aulas de Escrita Criativa do Kiefer...

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Estamos de volta!

"A Gramática será a bíblia de vocês!", disse minha professora de FELP1.
"Opa! Valeu, profe, mas já tenho a minha", respondi eu, mentalmente, apalpando o Evangelho que estava no meu bolso.
As aulas já recomeçaram assim... Mas estão divertidas!
Faço Letras, mas não por causa de Gramática e Linguística, faço Letras por causa de Literatura! Se bem que, agora no 2º Semestre, essas aulas estão divertidas também.
Só que tem muita gente neurórica por causa dessa gripe, interditaram os bebedouros e o pessoal fica o tempo todo apertando aquele treco de álcool-gel... Vi gente com um frasco em cima da classe na sala de aula até.
Mudando de assunto, tem outra coisa tri: o Thiagão estudando no prédio da frente (FAMECOS). Conversamos antes das aulas e pegamos o mesmo ônibus depois. Pena o Rafa ter aula às vezes do outro lado da passarela... Vi ele só no primeiro dia... Mas não faltarão oportunidades!
Boas aulas pra vocês, irmãos! Bem-vindos, novos filhos da PUC!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Poemas no Ônibus

Avesso

Eu tenho um falha mecânica
nos olhos
E um metal enferrujado
no joelho.
Tenho cartas expliícitas
nas mangas
E uso colete aprova de balas,
de hortelã.
Eu sou o destinatário das
enormes e lacradas cartas
que eu não remeto.

Márcia Carneiro


Tesouro moderno

Marcado com um "X" vermelho
no mapa,
referenciado com um monumento
erguido em mármore europeu,
o inesquecível,
insólito e sem par
lugar onde nada acontece.

Erick dos Reis


Vocação

Era uma vez uma flautista
Que além de ratos atraía
Homens baratos
Depressivos chatos
Amigas feias
Tarados incompetentes
Dentistas sádicos
Chefes obtusos
E visitas inoportunas
Cansada do azar, vendeu a flauta, comprou um Glock 9mm
E ficou milionária matando tempo e casos perdidos.

Ane Arduin


As três Moiras

Lá, onde só a imaginação alcança,
fiam o destino dos homens, três tecelãs:
Clotho tece o fio da vida e da morte,
Láquesis decide o comprimento e sorte,
Átropos executa o corte.
Lá que enrola o novelo da vida
que o tempo tempera
e leva.

Kátia Cornélius

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Tudo em função dos 15...

Sexta-feira: Nos encontramos ali pelas 14h na praça perto do Pallotti; Nícolas, Mãozinha, Thiagão e eu (o Rafa não pode ir).
"Tá, e aí? O que faremos?", foi perguntado. "Alguma sacanagem", foi a resposta.
Passamos de loja em loja pedindo uma caixa grande. Nada... O Mão tentou negociar com um carroceiro, pra comprar umas caixas dele, mas não deu certo. Daí ele e o Nícolas foram no Carrefour, trovaram e conseguiram algumas caixas (não muito grandes). Então fomos às compras...
Compramos: Uma flor de plástico (aquelas de cemitério), uma placa de estacionamento para clientes, uma mamadeira, uma chupeta, uma calcinha de criança, uma placa de quarto (do bebê), cédulas de mentirinha, um porco de E.V.A., Miliopã, chocolate, bala de goma, um palhacinho com doce dentro, muitos sacos de balas, muito papel rosa, laços de fita, muita fita adesiva (Homem Fita!) e um rolo de papel pardo.
Na saída da loja encontramos mais algumas caixas. Local de trabalho: a garagem do Preto.
Cortamos, colamos e remendamos todas as caixas até formar uma só. "Fizemos" uma caixa enorme. Ela foi decorada com o papel rosa e, como já era tarde, deixamos ela ali mesmo. O Gordinho e eu levamos o resto das coisas pra casa dele. Até às 6h da manhã ficamos fazendo a carta-rolo (de nós dois pra ela) e o cartaz (tipo aquelas mensagens cifradas (no lugar da palavra tem um desenho), a nossa tinha a palavra e o objeto colado com Bonder (da qual o Thiagão colou o corte no dedo que ele fez com o facão decepando as caixas) do lado).
Sábado: Acordamos às 7h50min, para ir pro jogo na Divino (do qual mais da metade do time faltou!). Vim pra casa almoçar e já sai de novo pra ir pro CLJ.
Teve integração com a SVP. Foi muito divertido. Passei a maior parte do tempo com o pré (a palestra da Dudinha tava MARA!) e o pós teve uma aulinha descente! Creio que a integração da gurizada foi boa.
Não ficamos para a missa. Uma parte foi para a missa de Crisma, na Pallotti, outra parte para o Tríduo na Dom Bosco e uma parte se arrumar para a festa. Eu passei na Pall, cumprimentei o pessoal que seria crismado (parabéns, Pati!) e fui pra DB. O Tríduo foi muito bonito! Os guris da SMG tocaram junto (Danny Love, Nando e Thiagão), parabéns pra vocês!
Como já tinha levado minhas coisas na sexta pra casa do Gordo, fui pra lá me arrumar. Passamos antes na casa da João para apanhá-la e ela ir junto conosco do Thiago pra festa.
Na casa dele, demos os últimos retoques no cartaz, enfeitamos a caixa por dentro e colocamos as balas, entre outras coisas também. O Nando e a Marcella ajudaram nisso, e também o Mãozinha e o Nícolas que foram pra lá se arrumar também. O Preto começou a se enrolar no banho e, como o resto já estava pronto, o Gordinho e eu aproveitamos a carona da Madine e fomos pra festa, pois a mesma tinha começado às 20h30min e já era quase 21h30min e a tava esperando a gente pra entrar.
Quando a gente chegou o tio Márcio (pai dela) já ligou avisando que tínhamos chegado e já fomos pra fila da valsa. Ainda bem que o Nando e o Nícolas também chegaram a tempo. Ela chegou! Minha afilhada tava gata, num vestido prateado. Foi tudo muito lindo! A entrada, a valsa, as homenagens, a festa, tudo! Após a valsa a gente entregou um cartão enorme (que a Jussara comprou e pediu pro pessoal assinar), o cartaz (o que está escrito perguntem pra ela) e a caixa (praticamente vazia): "Jú, essa foi a maior caixa que a gente conseguiu achar, ou melhor, "fazer" pra pôr todo o nosso carinho por ti (e mais algumas coisinhas)".
A festa tava tri. Dancei até com a mãe da .

[Pausa dramática... Momento apagado e não pergunte o porquê, caro leitor.]

Domingo: Todo mundo sentado no sofá e no chão falando besteira. Amanhecemos conversando, rindo e ouvindo as histórias de Marcos Rocha (vulgo Mãozinha). Fomos pra rua ver o Sol nascer... Daí fomos embora: Cella, Nando, Diego, Mão, Thiagão e eu descemos o morro à pé até a casa do Gordinho. Pegamos nossas coisas pra ir pra nossas casas, pois já era 7h30min da manhã...
Rachamos um táxi. Cada um foi pro seu lado. Cheguei em casa, arrumei minhas coisas, vi televisão, peguei um livro pra ler e passei a tarde inteira nisso. Fui pra uma reunião de Área, da qual quase ninguém foi então foi cancelada. Voltei pra casa, vi "El labirinto del Fauno" e vim pro computador.
Cá estou, quase virando a noite de novo. Praticamente sem dormir à dois dias. Colocando as fotos da festa de 15 anos da Afi no Orkut pra gurizada pegar. Escrevendo no blog e tomando um vinho pra afogar as magoas... (Brincadeira, mas que tou bebendo, isso sim).

Afi, tua festa tava maravilhosa! Desculpa aquele momento do teu dindo. Não quis estragar tua noite, espero não ter estragado, mas eu passei mal de verdade. 15 anos... Tens muito ainda pela frente! E pode ter certeza, por mais que tu reclames, tudo que eu puder te defender eu vou tentar. Assim como tu diz: "Pelo menos vou dizer: Eu tentei!"
Te amo demais, Bebê do Dindo (igual como tá no porta-retrato). Conta comigo sempre!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Brincadeira do sorvete!

Que sabor você me daria:

( )Chocolate: Você é muito gostoso.

( )Flocos: Um dia quem sabe você me dá uma chance.

( )Brigadeiro: Tô louco pra beijar sua boca.

( )Morango: Você não é de se jogar fora.

( )Fruta do bosque: Você me deixa doido.


Um piadinha pra descontrair... =P

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"As armas e os barões assinalados..."

Ah, pois é... Nada com uma tarde de cancionagem!
Era pra ser um tarde pra falar sobre a viagem da sora Ana a Portugal e matar a saudade, mas acabamos conversando sobre a apresentação na PUCRS e criamos duas músicas!
Uma delas sobre o epsódio de Inês de Castro (que virou rainha depois de morta) e a outra sobre o Velho do Restelo (que amaldiçoa os navegadores e tal).
Isso tudo entre as massas de modelar, jogo de varetas e um bonequinho estranho do Chico, que tá trancado em casa por causa da gripe suína e a sora tá com medo que ele pegue.
Depois disso, o pai do gordinho levou ele, e eu e a mãe fomos pra Catedral, para a Reunião Saca-Rolha.

A Dom Bosco continua na nossa Área! xD (Os comunistas da Área da Luz, como chamei-os).
E a Trabalho voltou a fazer parte da nossa Área! xD
O próximo curso será MARA!

Sábado, agora, terá a Integração com a SVP, depois vou no Tríduo da DB e mais tarde tem o 15 anos da afi Jú! Valsinha bem pegada! xD E sim, dará tudo certo, meu bebê! Confia que tudo acaba bem quando termina bem! [Filosofia Teixeiriana ;)]

Pra terminar com um pouco de cultura, fica um trecho d'Os Lusíadas:

"As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;"

Valeu, Vô Camões! Lindos versos, só um pouquinho exagerados... =P

domingo, 9 de agosto de 2009

Nota do escritor

O post abaixo, Abraço de Pai..., foi escrito quando eu estava na casa da minha irmã, Carol, antes de ir para Canoas para a Pizza do Papai. As pizzas estavam ótimos, meu irmão quem fez! Foi tri rever meu pai, meus irmãos, meu sobrinhos, meus cunhados, minha boadrasta e a mãe dos meus irmãos.
E quando eu estava lá, me ligaram pra me perguntar uma coisa. Antes de desligar, a menina me desejou "Parabéns pelo Dia dos Pais..." O.o Perguntei o porquê e ela me respondeu que daqui nove meses eu saberia... Tá, foi uma piada tosca, mas na hora percebi que ainda preciso de mais uns anos de amadurecimento para ser pai!
Feliz Dia dos Pais para todos!

sábado, 8 de agosto de 2009

Abraço de Pai...

Fomos à casa dos tios.
Hoje, dia 8 de Agosto, completa um ano que tudo começou... E ver a evolução de um milagre desses é maravilhoso! O tio conversou, riu e se emocionou... e nós junto, é claro.
Espiritualidade sobre PAI...
Lembrei-me da minha reação ao conhecer meu pai, em 2000: "Nossa! Ele é velho..."
Como disse hoje: "Meu pai é toda aquela pessoa que me aconselha, me escuta, com quem posso rir e chorar. Os pais dos meus amigos (às vezes meus próprios amigos (da minha idade e tal)), minha família e, principalmente, minha mãe são meus pais! Ela, que foi mãe e pai ao mesmo tempo, criou um filho que possui um gênio difícil, mas (creio eu) criou-o muito bem!"
Mesmo não tento muito contato com meu pai e vendo-o poucas vezes no ano, amo-o muito! Eu vi aqueles olhos azuis brilharem de orgulho quando me formei no Ensino Médio; e recebi um abraço muito carinhoso de um pai feliz por seu filho completar a maior idade.
Muitas coisas acontecem: brigas, desquites, decepções. Mas procurem os momentos de felicidades, companheirismo e orgulho!
Lembrem-se do Mandamento: "Honrar pai e mãe".
Sejamos bons filhos, pois eles só estão tentando serem bons pais...

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Passando a semana à limpo... [2]

"Ô, Teixeira! Só se quiser escrever no blog...", me disseram esses dias. Mas isso é aquela coisa que acontece... Eu ia repassar as últimas semanas, mas o gordinho diz que me estendo muito então vou só citar os momentos:
10, 11 e 12 de Julho foram os dias do CLJ3. Nossa! Foi MARA! Não, ele não serve pra ti coordenar, mas sim para ti perseverar na comunidade paroquial. ;)
Estou tentando me lembrar de datas, mas está difícil... =P Sei que teve um dia que saí e fui pra casa do afi Gi comer pastel; fui bastante pra praça com a gurizada também; e fiquei em casa muito tempo... =P Ah, teve uma vez, eram 20h, peguei Harry Potter e as Relíquias da Morte pra reler, quando percebi estava no último capítulo e eram 8h10min... Passei meio dia lendo.
Dias 1º e 2 de Agosto participei do ree da SVP! Muito abençoado! É uma família que levo no coração!
Era pras aulas na PUCRS terem voltado essa segunda, dia 3, mas por causa dessa porqueira de Gripe Suína (A, B ou seja lá o quê!) eles adiaram pra dia 17 de Agosto, sendo assim o CELIN e o Relendo a Literatura também... Como disse o Pe. Baixinho: "Lavar as mãos sempre existiu! Devemos parar de sermos pessimistas, nos cuidar, mas não deixar de fazer o que estamos habituados..." E eu apoio ele! (Daqui a pouco seremos isolados uns dos outros e proibidos de respirar...).
Terça-feira, dia 4... Acordei 5h30min pra estar às 7h na Bento Martins, lá no Centro, pra fazer os exames do quartel, saí de lá às 11h45min... Nícolas, Rafael, Mattarollo, Eneri e eu pegamos CPOR... Espero que, ou fiquemos nisso ou, sejamos liberados de vez, por que CPOR é MARA! Seis meses, meio-turno, ganhando 600 pila por mês... (Pelo menos é o que me disseram...).
Dia 5, fui no cinema ver Era do Gelo 3, com a Lelê! Tava tri! Curto muito conversar com ela, cabeça boa, gente fina, engraçada... Depois fomos pra Dessinha pra reunião sobre o que fazer na creche (na qual foi o ree da SVP) pras crianças. Vai ser um teatrinho. Né, Thiago? xD
6 de Agosto de 2009! Fui pra praça parabenizar a afi ! 15 aninhos do meu bebê! Tá mocinha já! Liguei pra ela antes da meia-noite pra ser o primeiro a dar parabéns. Foi o segundo por causa duma amiga dela, mas fui o primeirO e o primeiro por telefone... =P Dia 15 festinha! "Valsa dos quinze anos..."
Hoje eu e o Thiagão tivemos um dia encharcado... Mas foi divertido. E sora Ana: ACORDA! E Pati: Não, o Nícolas não tá no hospital... =P
Amanhã, visitaremos o tio Sílvio e a tia Evany. Vai fazer um ano que ele foi hospitalizado e agora ele está muito bem! Falando, tri consciente e recuperando cada vez melhor os movimentos! E também por que domingo é Dia dos Pais (o qual pra mim será sábado, irei pra casa do Cado (meu irmão), em Canoas, onde terá a Pizza do Papai! xD).
Bom, creio que era isso! Gordinho, espero que tenha gostado dessa vez... ¬¬'
E mando um SALVE para todos que leem o blog e vivem in mio mondo!